quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CHILENA EM FOTOS - DESTAQUE 4





PRIMEIROS RODEIOS CRIOULOS NO CTG

CHEGADA DO PAPAI NOEL NO CTG

O GALPÃO NA FORMA ORIGINAl.,  E ABAIXO UMA VISITA DO CTG VAQUEANOS DA TRADIÇÃO A CONVITE DA INVERNADA ADULTA DO CTG

CHILENA EM FOTOS - DESTAQUE 3

DIVERSAS FOTOS DE APRESENTAÇÕES :












ANIVERSÁRIO DO CTG 35 - ABRIL/1988

INTEGRAÇÃO DE NOSSAS INVERNADAS



1ª INDUMENTÁRIA DA INVERNADA ADULTA COM RECURSOS DO CTG.


MAIS UMA VEZ O PAU-DE-FITAS. EU (Sérgio Spier) SOU ESTE DE COSTAS.

 APRESENTAÇÃO DA INVERNADA MIRIM SUPLENTE NO GALPÃO EM CHÁ BENEFICIENTE.
ENSAIO DA INVERNADA MIRIM TITULAR. EU (Sergio Spier) ESTOU AO FUNDO COM CAMISA AMARELA.
 APRESENTAÇÃO INVERNADA JUVENIL NO GALPÃO EM CHÁ BENEFICIENTE.
 APRESENTAÇÃO INVERNADA MIRIM.
APRESENTAÇÃO  DA INVERNADA JUVENIL.

CHILENA EM FOTOS - DESTAQUE 2

Desfile do Chilena de Prata no inicio dos anos 90.



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CHILENA EM FOTOS - DESTAQUE 1


Algumas fotos da história do CTG Chilena de Prata:
Apresentação de Chula, o 1º da esquerda é o GUGU ( Rodrigo Dipp)


Seu João Corrêa ( pai do Zé Corea- secretário da SMOV), era o diretor de Patrimonio e depois foi patrão, ao meio o sr. Claudio Dipp, Coordenador Artistico e depois foi Presidente da UTA.


Claudio Dipp, Sergio Spier e Moacir Glasdzik


Finado João e sua Irmã Carla em apresentação no Chilena ( Invernada Adulta), ao fundo o Gaiteiro "Bem Ruim"


Apresentação Invernada Adulta em festa no CTG, o primeiro par é o Daniel e a 1ª prenda Rossana, o 2º par é a Gabriela e o finado Francisco Trindade (Chico), logo atrás a Maristela e o Una.


Grupo Mirim de Projeção Folclórica do CTG.


Alguns integrantes  do elenco artistico do CTG em apresentação beneficiente numa escola. Eu (Sérgio Spier) estou atrás do gaiteiro "Bem Ruim".



Apresentação da Invernada Adulta, Os peões apartir da esquerda: Isnar e Matheus ( Ex-patrão 2010) e de costas o Mario Trindade.


Apresentação da Invernada Juvenil.


Estreia da apresentação do Pau-de-fitas, 1988. Resgatado em 2010 pela Invernada adulta.
Eu (Sergio Spier) é este de preto e costas.
















Homenagem recebida em 11/05/1988 em uma escola para portadores de deficiencia.                                                      

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Nova Patronagem e Novo Galpão

 
Bueno! Recebemos um chasque do Sr. Sérgio Spier, onde comunica à comunidade que desde o dia 30 de novembro, assumiu as rédeas do galpão do CTG Chilena de Prata. E conhecendo a pessoa, o que temos a dizer é que o CTG está em ótimas mãos.
Comunicou também que desde o dia 1º de dezembro, do CTG Chilena de Prata, além do seu galpão de eventos e seus respectivos departamentos, tem o seu novo galpão, virtual, podendo ser acessado de qualquer lugar do planeta. Abra a cancela clicando em www.chilenadepratactg.blogspot.com. Parabéns ao CTG Chilena de Prata com sua nova patronagem e seu novo galpão / sítio virtual.

Chasque : Portal MTG - http://www.portalmtg.com.br/
Valdemar Engroff

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CHILENA EM DESTAQUE

DESFILE FARROUPILHA / ALVORADA - 20/09/2010





















XV CONTREG - CTG LAÇO DA QUERÊNCIA
Sergio Spier, Molina e Vânia


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CHILENA DE PRATA E SUA HISTÓRIA

CTG CHILENA DE PRATA – 25 ANOS DE FUNDAÇÃO

Um grupo de casais, moradores do Bairro Jardim Porto Alegre, em Alvorada, sentiram a necessidade de criar algum entretenimento para os moradores da comunidade, uma vez que nada existia na vila para preencher o tempo de lazer. Reuniram se no dia 1º de março de 1985 e decidiram fundar um Centro de Tradições Gaúchas.
Os onze casais fundadores foram: Francisco G. Ramalho, Odil Machado de Oliveira, Lino Ribeiro, Lauro S. Ritter, Polimar Santos, João Batista Costa, Luiz C. Ribeiro, Antônio Natalício, Valdir Motta, João A C Souza e Ivo M. Sala e suas respectivas esposas. O Seu Odil providenciou junto à Habitasul, o empréstimo de uma casa situada na Rua Gonçalves de Magalhães, 366, que serviu de sede provisória para a entidade. Na reunião do dia 8 de março daquele ano, foi escolhido o nome da entidade, sugerido por Lino Ribeiro, aprovado por unanimidade, passando a se chamar CTG Chilena de Prata e neste momento foi formada a Primeira Patronagem, indicada pelo Seu Odil e aceita por todos, ficando assim constituída:
-          Patrão: Francisco G. Ramalho
-          Capataz: João Batista Costa
-          Sota-capataz: Luiz Carlos Ribeiro
-          Agregado das Pilchas: Lino Ribeiro
O primeiro churrasco de confraternização foi marcado para o dia 13 de abril na sede da AJIPA, onde foram admitidos os primeiros sócios.
Em 16 de abril foi formada a primeira Invernada Artística do CTG, sob a coordenação de Sara Maria Alves da Costa e de Moacir de Paula e Silva, que já era o Chirú das Falas. A Invernada contava com seis pares mirins.
Em 12 de junho aconteceu a primeira reunião com o Sr. Prefeito Municipal. Léu Barcellos, onde foi reivindicado um local para a construção do galpão.
Em 23 de junho, em reunião com o Prefeito Municipal, foi apresentada a publicação do Extrato do Estatuto no Diário Oficial do Estado. Na ocasião, Léo Barcellos foi convidado para ser o Patrão de Honra do CTG.
 Em 7 de outubro foi publicado o Decreto Municipal nº 604/85, com cedência de uma área de terras na Rua José do Patrocínio, que depois recebeu o nº 235, para uso e construção do galpão, por tempo indeterminado.
Em 15 de março de 1986 foi concluída a cancha de bochas na sede provisória, com o piso feito de cupim, inaugurada com o Primeiro Torneio de Duplas, na qual foram vencedores, Ênio Gladzick e Gilberto. E a construção do galpão iniciou no mês de abril, sob a coordenação e supervisão de Pedro Mairesse.
Em 24 de julho foram doadas as bandeiras do Rio Grande e do Brasil, por Moacir de Paula e Silva.
Em 2 de setembro, em reunião de patronagem e alguns sócios, foi escolhido o modelo de bandeira do CTG.
Em 13 de setembro, o CTG Chilena de Prata, juntamente com o pioneiro, o CTG Campeiros do Sul, buscou pela primeira vez a Chama Crioula, na Ponte da Figueira, em Viamão. A Chama veio diretamente para o CTG Chilena de Prata, que ainda estava em construção (esteios cravados e com parte do telhado). A chama ficou até o dia 17 de setembro, sendo depois levada até o CTG Campeiros do Sul, sendo extinta no dia 20, data magna Farroupilha.
Em 16 de setembro foi realizada a primeira palestra no CTG, pelo professor Zeli, da PUCRS.
No mês de dezembro foi rezada a primeira missa crioula, e a primeira confraternização de Natal.
Em 7 de março de 1987, foi realizado o primeiro Concurso de Prendas, sendo vencedoras:
-          Rossana Ribeiro – prenda adulta
-          Tatiana K. Ramalho – prenda juvenil
-          Michele Augusto Kaipper – prenda mirim
Em 14 de março de 1987 o galpão foi inaugurado, com missa crioula rezada pelo padre Amadeu Canella de Porto Alegre. Léo Barcellos e Djanira Barcellos cortaram a fita inaugural e realizou-se o primeiro baile oficial do CTG Chilena de Prata.
Em 17 de abril foi empossada a 2ª patronagem da entidade, eleita em assembléia geral pela primeira vez.
Em 30 de maio iniciou-se a construção das baias. Em 28 de junho foi feita a apresentação da Invernada Mirim no programa Roda de Chimarrão da TV Bandeirantes.
Em 23 de junho, iniciou-se a construção da cancha de bochas (definitiva).
Em 5 de setembro foi realizado o primeiro jantar das chinocas de Alvorada.
Em 26 de setembro foi realizado no CTG Chilena de Prata o primeiro Fandango Oficial Farroupilha, com a animação do Conjunto Chaleira Preta.
No dia 6 de setembro de 1990 foi realizado o 1º Baile do Departamento de Bocha, com o Grupo Musical Os Araganos.
Nos dias 10, 11 e 12 de junho de 1994, foi realizado o 1º Rodeio Artístico e Cultural "Tilintar das Chilenas", promovido pelo Departamento Cultural, na patronagem de Rogério Souza e Sibel, sendo um projeto do diretor artistico Sérgio Spier.
Em setembro daquele ano foi realizado o 1º Chá Beneficente para as Invernadas.
Nos meses de setembro e outubro foi realizado o 1º Ciclo de Palestras.
Em 29 de junho de 1996 foi realizado o 1º Baile de Candeeiro e no dia 17 de julho foi feita a 1ª Campanha de Agasalho e Alimentos não perecíveis, que foram distribuídos em creches e asilos carentes de Alvorada.
Nos dias 23 e 24 de maio de 1998, foi realizado o 1º Seminário da Saúde, sendo um projeto da 1ª Chinoca Maria Conceição Bustamante. Além dos eventos artísticos, culturais e campeiros, outros grandes eventos foram realizados, tais como bailes, domingueiras, bailes da prenda jovem, etc.
Na gestão do patrão Getúlio Silva, em 2001, depois de sete anos, realizou o 2º Tilintar das Chilenas Artístico e Cultural, organizado por Sérgio Spier, então diretor artisitico da 1ªRT, com a participação de mais de quarenta entidades tradicionalistas da 1ª RT e outras RTs circunvizinhas.
Em12 de julho de 2001 também ficou marcado pelo descerramento da 5ª Carta de Princípios do Estado, com a presença de mais de 150 pessoas, além do presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, que proferiu uma palestra, coordenadora da 1ª RT, Líria Ramos, peões e prendas Regionais e de diversos CTGs.
E a 1ª Cavalgada Feminina de Alvorada, organizada por Elizabeth Moraes, com o apoio da patronagem, teve tal êxito que foi reconhecida pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande como um Evento Oficial. A mesma foi realizada no dia 8 de julho, com a participação de 37 mulheres, dos diversos CTGs e Piquetes de Alvorada. Também em 2001, o CTG realizou, depois de muitos anos, o Fandango Oficial Farroupilha e a 17ª Festa Campeira, desde a sua fundação. É um CTG que prima pelo campeirismo, não deixando de lado a arte das danças tradicionais, pois a entidade tem invernada mirim, juvenil, adulta e chirú.
Em  2007 o Grupo Os Bertussi animaram o 22º aniversário do CTG e troca festiva de patronagem, primeira vez. Neste evento o patrão José Adair passou as rédeas da entidade para Sandro Zolim.
O pioneiro dos CTGs de Alvorada, o Campeiros do Sul, foi fundado em 1960, pertencendo num primeiro momento ao município de Viamão e o CTG Chilena de Prata foi o primeiro a ser fundado após a emancipação política e administrativa de Alvorada, que ocorreu em 17 de setembro de 1965.

 Lema: "Do Jardim Porto Alegre para os Pampas do Rio Grande".

fonte: Rede de Informações da 1ª RT nº 111