quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CHILENA DE PRATA E SUA HISTÓRIA

CTG CHILENA DE PRATA – 25 ANOS DE FUNDAÇÃO

Um grupo de casais, moradores do Bairro Jardim Porto Alegre, em Alvorada, sentiram a necessidade de criar algum entretenimento para os moradores da comunidade, uma vez que nada existia na vila para preencher o tempo de lazer. Reuniram se no dia 1º de março de 1985 e decidiram fundar um Centro de Tradições Gaúchas.
Os onze casais fundadores foram: Francisco G. Ramalho, Odil Machado de Oliveira, Lino Ribeiro, Lauro S. Ritter, Polimar Santos, João Batista Costa, Luiz C. Ribeiro, Antônio Natalício, Valdir Motta, João A C Souza e Ivo M. Sala e suas respectivas esposas. O Seu Odil providenciou junto à Habitasul, o empréstimo de uma casa situada na Rua Gonçalves de Magalhães, 366, que serviu de sede provisória para a entidade. Na reunião do dia 8 de março daquele ano, foi escolhido o nome da entidade, sugerido por Lino Ribeiro, aprovado por unanimidade, passando a se chamar CTG Chilena de Prata e neste momento foi formada a Primeira Patronagem, indicada pelo Seu Odil e aceita por todos, ficando assim constituída:
-          Patrão: Francisco G. Ramalho
-          Capataz: João Batista Costa
-          Sota-capataz: Luiz Carlos Ribeiro
-          Agregado das Pilchas: Lino Ribeiro
O primeiro churrasco de confraternização foi marcado para o dia 13 de abril na sede da AJIPA, onde foram admitidos os primeiros sócios.
Em 16 de abril foi formada a primeira Invernada Artística do CTG, sob a coordenação de Sara Maria Alves da Costa e de Moacir de Paula e Silva, que já era o Chirú das Falas. A Invernada contava com seis pares mirins.
Em 12 de junho aconteceu a primeira reunião com o Sr. Prefeito Municipal. Léu Barcellos, onde foi reivindicado um local para a construção do galpão.
Em 23 de junho, em reunião com o Prefeito Municipal, foi apresentada a publicação do Extrato do Estatuto no Diário Oficial do Estado. Na ocasião, Léo Barcellos foi convidado para ser o Patrão de Honra do CTG.
 Em 7 de outubro foi publicado o Decreto Municipal nº 604/85, com cedência de uma área de terras na Rua José do Patrocínio, que depois recebeu o nº 235, para uso e construção do galpão, por tempo indeterminado.
Em 15 de março de 1986 foi concluída a cancha de bochas na sede provisória, com o piso feito de cupim, inaugurada com o Primeiro Torneio de Duplas, na qual foram vencedores, Ênio Gladzick e Gilberto. E a construção do galpão iniciou no mês de abril, sob a coordenação e supervisão de Pedro Mairesse.
Em 24 de julho foram doadas as bandeiras do Rio Grande e do Brasil, por Moacir de Paula e Silva.
Em 2 de setembro, em reunião de patronagem e alguns sócios, foi escolhido o modelo de bandeira do CTG.
Em 13 de setembro, o CTG Chilena de Prata, juntamente com o pioneiro, o CTG Campeiros do Sul, buscou pela primeira vez a Chama Crioula, na Ponte da Figueira, em Viamão. A Chama veio diretamente para o CTG Chilena de Prata, que ainda estava em construção (esteios cravados e com parte do telhado). A chama ficou até o dia 17 de setembro, sendo depois levada até o CTG Campeiros do Sul, sendo extinta no dia 20, data magna Farroupilha.
Em 16 de setembro foi realizada a primeira palestra no CTG, pelo professor Zeli, da PUCRS.
No mês de dezembro foi rezada a primeira missa crioula, e a primeira confraternização de Natal.
Em 7 de março de 1987, foi realizado o primeiro Concurso de Prendas, sendo vencedoras:
-          Rossana Ribeiro – prenda adulta
-          Tatiana K. Ramalho – prenda juvenil
-          Michele Augusto Kaipper – prenda mirim
Em 14 de março de 1987 o galpão foi inaugurado, com missa crioula rezada pelo padre Amadeu Canella de Porto Alegre. Léo Barcellos e Djanira Barcellos cortaram a fita inaugural e realizou-se o primeiro baile oficial do CTG Chilena de Prata.
Em 17 de abril foi empossada a 2ª patronagem da entidade, eleita em assembléia geral pela primeira vez.
Em 30 de maio iniciou-se a construção das baias. Em 28 de junho foi feita a apresentação da Invernada Mirim no programa Roda de Chimarrão da TV Bandeirantes.
Em 23 de junho, iniciou-se a construção da cancha de bochas (definitiva).
Em 5 de setembro foi realizado o primeiro jantar das chinocas de Alvorada.
Em 26 de setembro foi realizado no CTG Chilena de Prata o primeiro Fandango Oficial Farroupilha, com a animação do Conjunto Chaleira Preta.
No dia 6 de setembro de 1990 foi realizado o 1º Baile do Departamento de Bocha, com o Grupo Musical Os Araganos.
Nos dias 10, 11 e 12 de junho de 1994, foi realizado o 1º Rodeio Artístico e Cultural "Tilintar das Chilenas", promovido pelo Departamento Cultural, na patronagem de Rogério Souza e Sibel, sendo um projeto do diretor artistico Sérgio Spier.
Em setembro daquele ano foi realizado o 1º Chá Beneficente para as Invernadas.
Nos meses de setembro e outubro foi realizado o 1º Ciclo de Palestras.
Em 29 de junho de 1996 foi realizado o 1º Baile de Candeeiro e no dia 17 de julho foi feita a 1ª Campanha de Agasalho e Alimentos não perecíveis, que foram distribuídos em creches e asilos carentes de Alvorada.
Nos dias 23 e 24 de maio de 1998, foi realizado o 1º Seminário da Saúde, sendo um projeto da 1ª Chinoca Maria Conceição Bustamante. Além dos eventos artísticos, culturais e campeiros, outros grandes eventos foram realizados, tais como bailes, domingueiras, bailes da prenda jovem, etc.
Na gestão do patrão Getúlio Silva, em 2001, depois de sete anos, realizou o 2º Tilintar das Chilenas Artístico e Cultural, organizado por Sérgio Spier, então diretor artisitico da 1ªRT, com a participação de mais de quarenta entidades tradicionalistas da 1ª RT e outras RTs circunvizinhas.
Em12 de julho de 2001 também ficou marcado pelo descerramento da 5ª Carta de Princípios do Estado, com a presença de mais de 150 pessoas, além do presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, que proferiu uma palestra, coordenadora da 1ª RT, Líria Ramos, peões e prendas Regionais e de diversos CTGs.
E a 1ª Cavalgada Feminina de Alvorada, organizada por Elizabeth Moraes, com o apoio da patronagem, teve tal êxito que foi reconhecida pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande como um Evento Oficial. A mesma foi realizada no dia 8 de julho, com a participação de 37 mulheres, dos diversos CTGs e Piquetes de Alvorada. Também em 2001, o CTG realizou, depois de muitos anos, o Fandango Oficial Farroupilha e a 17ª Festa Campeira, desde a sua fundação. É um CTG que prima pelo campeirismo, não deixando de lado a arte das danças tradicionais, pois a entidade tem invernada mirim, juvenil, adulta e chirú.
Em  2007 o Grupo Os Bertussi animaram o 22º aniversário do CTG e troca festiva de patronagem, primeira vez. Neste evento o patrão José Adair passou as rédeas da entidade para Sandro Zolim.
O pioneiro dos CTGs de Alvorada, o Campeiros do Sul, foi fundado em 1960, pertencendo num primeiro momento ao município de Viamão e o CTG Chilena de Prata foi o primeiro a ser fundado após a emancipação política e administrativa de Alvorada, que ocorreu em 17 de setembro de 1965.

 Lema: "Do Jardim Porto Alegre para os Pampas do Rio Grande".

fonte: Rede de Informações da 1ª RT nº 111

2 comentários:

  1. Parabéns ao CTG Chilena de Prata. Parabéns pelo seu sítio virtual, que começa contando a história da entidade. Chilena de Prata no mundo. Isto é bom. Muito bom

    ResponderExcluir
  2. Mario Trindade.
    Boa tarde, Parabéns ao CTG, pois sinto orgulho de ter sido uns dos primeiros peões a participar da invernada adulto do mesmo, sendo alguns deles, Daniel, Mário, Chico (falecido),Isnar, luiz, e outrosque no momento não me vem a lembrança, mas mais uma vez parabens.

    ResponderExcluir